Thursday, May 10, 2018

“Guarnieri”



Esta semana está especial destacando dois grandes atores brasileiros. O primeiro é o documentário “Todos os Paulos do Mundo”, trazendo a trajetória do gaúcho Paulo José. E tem também “Guarnieri”, documentário que mostra a vida do grande intérprete, escritor, dramaturgo e diretor Gianfrancesco Guarnieri, e dirigido por seu neto Francisco Guarnieri. A obra se mostra urgente, afinal neste ano se completam os 60 anos da magistral peça “Eles Não Usam Black-Tie”, que originou o filme homônimo em 1981, em plena época da ditadura militar.

Nascido em Milão, na Itália, em 1934, veio com apenas dois anos para o Brasil com a família, que fixaria residência em São Paulo já nos anos 1950, depois de um período no Rio de Janeiro. Gianfrancesco se destacou pelo teatro engajado de esquerda, mas que não o impediu de trabalhar na Rede Globo, como mostra trecho de uma entrevista concedida ao programa Roda Viva, da TV Cultura. Aliás, o documentário é rico em imagens de arquivo, trazendo trabalhos no cinema, teatro e televisão entre os anos 1950 e 1990.

Ativo na política, através de suas obras, Guarnieri é lembrado no trabalho como um pai ausente pelos filhos Flávio e Paulo, atores de sucesso nos anos 1980. “Nosso pai não estava lá para brincar comigo, me confortar. Mas penso que estava naquela hora ajudando os outros, o mundo. E isso é algo extraordinário”, diz um dos filhos, ao lembrar da figura paterna. Gianfrancesco morreu em 2006.

Duração: 1h11
Cotação: ótimo

Chico Izidro

No comments: