Thursday, April 05, 2018

"Ella e John" (The Leisure-Seeker)



A terceira idade, pintada nos filmes, costuma ser algo muito bonito, divertido. Não em "O Amor", de Michael Haneke, com um idoso convivendo com a esposa em estado senil, terminal. Bem, no road-movie "Ella e John" (The Leisure-Seeker), direção do italiano Paolo Virzi, baseado em romance de Michael Zadoorian, o clima tem uma levada mais de humor, mas também tem muita tristeza e desesperança.

A história mostra um casal juntos há 48 anos, Ella (Hellen Mirren, simplesmente fantástica) e John (Donald Sutherland), que vive as agruras da idade avançada. Ele dá os primeiros e fortes sinais do Mal de Alzheimer e ela tem câncer terminal. Os dois, um dia, decidem pegar o velho trailer guardado na garagem, batizado de “The leisure seeker” (título original do filme, algo como “em busca do lazer”), e partir para a Flórida. O objetivo é conhecer a casa em que viveu o escritor Ernest Hemingway, fixação da vida de John, um professor de literatura aposentado, e ainda amado pelos ex-alunos. Os filhos, já bem crescidinhos, ficam histéricos, exigindo que os pais retornem para casa e abandonem a aventura.

E pelo caminho, Ella e John vão viver as mais diversas situações - revelações do passado, parados pela polícia, assaltados na estrada, conhecendo pessoas pelo caminho, recheado de belas paisagens. E a trilha sonora é deliciosa, com clássicos dos anos 1960 e 1970, de Caroline King, passando por Janis Joplin, Chicago. Enfim, um belo road-movie, que mostra que devemos seguir nossos sonhos enquanto é tempo - às vezes uma loucurinha se faz mais do que necessária.

Duração: 1h53
Cotação: ótimo

Chico Izidro

No comments: