Thursday, February 22, 2018

"Trama Fantasma" (Phantom Thread)



O novo filme de Paul Thomas Anderson marca a despedida do excelente ator Daniel Day-Lewis da indústria cinematográfica. Ele garantiu que está aposentado, depois de brilhar em dezenas de filmes, com destaque para "O Meu Pé Esquerdo", "Sangue Negro" e "Minha Adorável Lavanderia". Pois em "Trama Fantasma" (Phantom Thread), ambientada na Inglaterra dos anos 1950, ocorre um mergulho no universo da alta costura através do estilista Reynolds Woodcock (Daniel Day-Lewis), um dos maiores especialistas na área.

O problema é que ele é um sujeito perfeccionista, vivendo apenas para a sua arte, nunca descansando e sempre escudado pela sua secretária particular Cyrill (Lesley Manville). Até que seu mundo fica abalado quando conhece a jovem Alma (Vicky Krieps), uma garçonete que chama a sua atenção e logo vira modelo exclusivo das criações de Reynolds. O problema é que ele não quer abrir seu coração para a jovem, mesmo que ela mexa com suas estruturas. E nunca fica claro se Reynolds foge da garota por, talvez ser homossexual, ou por não querer nenhuma alteração em seu estilo de vida.

O filme vai bem até próximo do final, quando começa a desandar. O diretor parece não saber exatamente como terminar sua obra, perdendo um pouco o rumo. O término é aquele...como? acabou? é isso?

Duração: 2h11min
Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: