Thursday, February 22, 2018

"Pequena Grande Vida" (Downsizing)



"O Incrível Homem que Encolheu", "Querida, Encolhi as Crianças" e "Homem-Formiga" são exemplos de filmes onde os personagens são reduzidos a poucos centímetros de altura. A mesma linha se insere "Pequena Grande Vida" ( Downsizing), direção de Alexander Payne, que aqui pretende não fazer comédia, mas uma obra de ficção científica com certo grau de crítica social.

O filme tem início quando um cientista obtém sucesso em experimento para deixar as pessoas com poucos centímetros. Assim, diminutos, os seres humanos consumiriam menos recursos naturais e evitariam ainda o problema da superpopulação. Bem, ecologia. Além disso, quem se submetesse ao processo de encolhimento teria grandes vantagens financeiras. Assim, Paul Safranek (Matt Damon), entediado com sua vida e endividado, decide encarar o processo ao lado da mulher Audrey (Kristen Wiig). Porém a mudança acaba não ocorrendo como ele planejara.

Paul, então, tem de reestruturar toda a sua vida num mundo miniaturizado, e fazer novas amizades, como a do excêntrico playboy Dusan Mirkovic (Christoph Waltz). E neste novo mundo, o protagonista descobre que nem tudo é glamour, ao conhecer a empregada doméstica Ngoc Tran Lan (Hong Chau), que perdeu uma das pernas e vive em uma espécie de favela neste pequeno mundo.

O filme acaba se transformando em uma sátira social, mas vai perdendo força no seu decorrer. Sendo que em certo momento simplesmente a questão da miniaturização é deixada de lado. Além disso, é interminável, com mais de duas horas desnecessárias.

Duração: 2h16
Cotação: regular

Chico Izidro

No comments: