Thursday, February 08, 2018

"O Insulto" (L'insulte)



O filme libanês "O Insulto" (L'insulte), do diretor Ziad Doueiri, mostra que as feridas religiosas e étnicas ainda estão abertas passados mais de 25 anos do final da guerra civil que devastou o Líbano nos anos 1970 e 1980. Toda a trama começa por causa de um mal-entendido ocorrido em um bairro simples de Beirute, capital do país e que um dia ficou conhecida como a “Paris do Oriente Médio”.
O ponto de choque são dois homems, o mecânico libanês e cristão Toni (Adel Karam) e o refugiado palestino Yasser (Kamel El Basha), que trabalha numa empreiteira que presta serviços a um deputado consertando logradouros da cidade. Um dia Toni está molhando suas plantas em sua varanda ilegal e acaba molhando Yasser, que se propõe a consertar a calha, que está estragada. O libanês não concorda, mas mesmo assim Yasser toma a liberdade de fazer o conserto, logo destruído por Toni.

Os dois então passam a trocar insultos, sendo que Yasser dispara: "seu babaca do caralho" para Toni. O libanês passa, então, a exigir desculpas por parte do palestino. As coisas vão piorando e Toni devolve a ofensa, mas desta vez, xenófoba: "Pena que Ariel Sharon não acabou com vocês!", referindo-se ao líder israelense.

A partir daí, os acontecimentos vão ficando piores, mais extremados e cada vez mais minando a paz das duas famílias até levar todos aos tribunais. Logo cristãos libaneses e palestinos estarão se agredindo pelas ruas de Beirute, e as lembranças da guerra civil voltam à tona.

As atuações dos dois protagonistas são fortes, diria excelentes. Adel Karam constrói em Toni uma pessoa explosiva, nervosa, impulsiva e sem pensar muito nas consequências de suas palavras e atos. Já o Yasser de Kamel El Basha é o contrário. Um personagem que sofreu perseguição, é um deslocado, sem lar, e introspectivo, e mesmo se sentindo injustiçado, não consegue expor seu sofrimento, se defender de forma correta. Um retrato forte e cruel do mundo de hoje e ontem, e infelizmente, de amanhã.

Duração: 1h52min
Cotação: ótimo

Chico Izidro

No comments: