Thursday, November 09, 2017

"Terra Selvagem" (Wind River)




O roteirista dos ótimos “Sicário” (dirigido por Denis Villeneuve em 2015) e “A Qualquer Custo” (de David Mackenzie e indicado a quatro Oscars no ano passado), Taylor Sheridan dirige pela primeira vez um filme, o excelente “Terra selvagem” (Wind River), cujo roteiro também é seu. E assim como em suas obras anteriores, Sheridan apresenta grande influência dos faroestes, mas dando uma aura atual ao gênero. E ao contrário de antigamente, quando os índios ou nativos americanos, eram tratados como vilões, aqui é mostrado o descaso em que eles são tratados.

A trama gira em torno do guarda florestal Cory Lambert ((Jeremy Renner), depressivo por ter perdido uma filha adolescente. Ao encontrar o corpo de outra adolescente congelado – uma amiga de sua filha falecida –, ele decide tentar encontrar os responsáveis pelo assassinato. Em sua busca, Lambert recebe o apoio de Jane Banner (Elizabeth Olsen, de Capitão América: Guerra Civil), uma inexperiente agente do FBI que é designada para acompanhar o caso. A dupla apresenta uma excelente química, e Sheridan teve o cuidado, acertado, de não estragar a história, inventando um romance entre eles.

Já a tal terra selvagem do título são as vastas planícies cobertas de neve em que os protagonistas são obrigados a trabalhar. Neve e mais neve - logo no começo Jane chega só de camisetinha e é avisada de que não sobreviverá as intempéries apenas com aquilo. Os momentos finais são excepcionais, com aqueles tiroteios clássicos, onde ninguém está imune a levar uma bala na cabeça ou no peito. Enfim, um baita faroeste moderno.

Duração: 1h48min

Cotação: excelente
Chico Izidro

No comments: