Thursday, November 09, 2017

"O Outro Lado da Esperança" (Toivon tuolla puolen)



A comédia "O Outro Lado da Esperança" (Toivon tuolla puolen), do finlandês Aki Kaurismäki, mostra um pouco da situação em que vivem os imigrantes dos países wem conflitos. No caso deste filme, seguimos os passos do sírio Khaled (Sherwan Haji), que fugiu da guerra em seu país. Ele pega um navio qualquer e acaba parando na fria Helsinki, na Finlândia. Ali recebe a dica de se apresentar a um posto policial e pedir asilo político.

Mas as coisas não são fáceis para um muçulmano - que é visto com ressalvas pelos ocidentais. Afinal, existe o estereótipo de que todo seguidor de Alá é um terrorista em potencial. E enquanto espera pelo asilo, Khaled acaba caindo nas graças do dono de um restaurante à beira da falência, Wisktröm (Sakari Kuosmanen), que mesmo assim aceita empregá-lo.

A vida de Khaled se transforma, seja por bem ou por mal. Sua grande preocupação é encontrar a irmã, que havia fugido da Síria com ele, mas acabou se perdendo durante a longa viagem do Oriente Médio. Outro problema, e isso é muito comum, é a perseguição que acaba sofrendo de um grupo de neonazistas, que de forma alguma aceitam pessoas como ele no país.

O cineasta Aki Kaurismäki já havia tratado da questão dos refugiados em outro longa, o excelente "O Porto", que se passa na França, e quase que neste novo filme se repete, com um nativo acolhendo uma pessoa de outra terra. Enfim, obras que servem para debates, pois são atuais ao extremo.

Duração: 1h38min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: