Thursday, September 21, 2017

"O Assassino: O Primeiro Alvo" (American Assassin)



"O Assassino – O Primeiro Alvo" (American Assassin), com direção de Michael Cuesta, é a adaptação da série de livros "Mitch Rapp" do autor Vince Flynn e tem como protagonista um agrente secreto nos moldes de Jack Reacher, John Wick e Jason Bourne.

No filme, Mitch Rapp (Dylan O’Brien) é um universitário que está passando férias em Ibiza, na Espanha, ao lado da noiva. E ocorre um ataque terrorista liderado por Adnan Al-Mansur (Shahid Ahmed). Centenas de turistas foram mortos, incluindo a noiva de Mitch, Katrina (Charlotte Veja). Rapp decide então se vingar do terrorista. E o longa dá um salto de 18 meses, e neste período o jovem arquitetou um plano para se infiltrar na célula terrorista de Al-Mansur.

Então Rapp reaparece com uma série de habilidades que chamam a atenção da CIA, onde a diretora Irene Kennedy (Sanaa Lathan) encontra uma oportunidade de usá-lo como agente para o serviço de inteligência. Pra treiná-lo, ela convoca o veterano Stan Hurley (Michael Keaton). O objetivo é transformar Rapp num agente com capacidade para caçar potenciais inimigos dos Estados Unidos.

Claro que a relação entre Rapp e Hurley não será das mais fáceis, pois o jovem não obedece a ordens e é temperamental. Mesmo assim eles são obrigados a trabalhar juntos para investigar uma onda de ataques terroristas em território europeu. E descobrem que um ex-agente da CIA e antigo prodígio treinado por Hurley (interpretado por Taylor Kitsch), é Ghost, que pretende fazer um grande atentado na Europa.

Mas muita coisa parece forçada demais em "O Assassino – O Primeiro Alvo". Afinal, o protagonista apresenta uma série de habilidades inimagináveis para alguém que treinou por um período tão curto e está em sua primeira missão. E tem Michael Keaton careteiro como a muito não se via, com diálogos quase risíveis entre seu personagem e Ghost. O filme até apresenta coreografias bem ensaiadas, efeitos especiais muito bons - a cena em que uma bomba atômica explode é simplesmente sensacional. Porém tudo já foi visto em outras obras do gênero. Mas pode ser um bom entretenimento por quase duas horas.

Duração: 1h51min

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: