Thursday, August 24, 2017

"Na Mira do Atirador" (The Wall)



Um soldado americano fica encurralado atrás de um pequeno muro num vilarejo iraquiano, enquanto um franco-atirador rebelde espera o momento de matá-lo. Um thriller forte e angustiante é "Na Mira do Atirador" (The Wall), dirigido por Doug Liman, que também esteve no comando de "Identidade Bourne" e "Sr . e Sra. Smith".

A história mostra o sargento americano Allen Isaac(Aaron Taylor-Johnson), em meio a uma missão no Iraque. Ele e um colega, o também sargento Shane Matthews (John Cena), ficam a sós com um sniper iraquiano – mas em disputa assimétrica: o iraquiano podia vê-los, mas eles não enxergavam ver o iraquiano, escondido num ponto estratégico.

Os momentos são tensos. Após acertar Shane, o sniper faz um jogo de gato e rato com Isaac. Ao invés de alvejá-lo, o iraquiano passa a conversar com Isaac (através de seu walkie-talkie, que foi rastreado pelo calculista atirador asiático). E detalhe: o rosto do atirador nunca é mostrado, só escutamos a sua voz. E os dois acabam tendo um embate quase filosófico, sobre o que fazem ali naquela guerra, as consequências dela para cada país, por que ela começou, qual o sentido de ela continuar. E a única proteção que Isaac possui é um pequeno muro feito de tijolos.

Mas a obra não é apenas de suspense, por trás da trama existe toda uma discussão sobre imperialismo norte-americano. Tanto que o filme não se chama "The Wall" ou "O Muro" no original, de graça. Este muro pode ser interpretado como aquele que separa os norte-americanos dos outros povos.

Duração: 1h28min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: