Thursday, August 24, 2017

"Bye Bye Alemanha" (Bye Bye Germany | Es war einmal in Deutschland...)



Mais um filme sobre o Holocausto, nesta caso sobreviventes. "Bye Bye Alemanha" (Bye Bye Germany | Es war einmal in Deutschland...), do cineasta Sam Garbarski e baseado no romance de Michel Bergmann, mostra a vida de David Berman(Moritz Bleibtreu), que conseguiu sobreviver aos campos de extermínio nazistas. Estamos em 1946 e a Alemanha está destroçada pela guerra. Os judeus que escaparam da morte querem deixar o país, de preferência embarcando para a Palestina ou os Estados Unidos.

David reúne seis amigos, todos judeus, e necessitando de muito dinheiro para poder emigrar, eles começam a vender roupas de cama para os alemães. Só que as coisas não serão assim tão fáceis. Logo, Berman começa a ser investigado por uma oficial das forças de ocupação, Sara Simon (Antje Traue). A suspeita é de que ele, no tempo em que ficou preso num campo de concentração, teria se aliado aos nazistas. David Berman, inclusive, teria sido contatado para ensinar piadas ao ditador Adolph Hitler - ele conta que realmente chegou a estar perto do ditador, mas tinha planos de matá-lo.

Enfim, o filme apresenta ótimos momentos cômicos e também conflituosos, trazendo ainda um personagem muito espirituoso e inteligente, mas também com traços misteriosos. "Bye Bye Alemanha" é uma boa comédia com uma ótima performance do ator Moritz Bleibtreu.

Duração: 1h42min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: