Friday, June 30, 2017

"Uma Família de Dois" (Demain Tout Commence)



Para começo de conversa, "Uma Família de Dois" (Demain Tout Commence), direção de Hugo Gélin, tem uma incrível similaridade com o hoje clássico setentista "Kramer vs Kramer". Além do que é o remake francês do sucesso mexicano "Não Aceitamos Devoluções". Protagonizado por Omar Sy, de "Intocáveis" e "Samba", o filme mostra o amadurecimento de um homem e sua relação com a filha, de início rejeitada.

Na trama, Samuel (Sy) é um festeiro, irresponsável, que trabalha em um hotel no litoral da França. Um dia, Kristin (Clémence Poésy), com quem ele teve um rápido caso no passado retorna e deixa com ele um bebê: "toma que o filho é teu", e se manda para Londres. Samuel vai atrás da garota, mas não a encontra. Sem dinheiro, sem teto, vai ficando na capital inglesa com o bebê, batizada de Gloria. Acaba arumando emprego de dublê e vai ficando, ficando, sem nunca aprender inglês. Os anos passam e Gloria (Gloria Colston) se mostra inteligente, bem tratada pelo pai, que faz tudo por ela. Só que a menina não abandona a ideia de conhecer a mãe.

Quando já está com oito anos, Kristin aparece, e para desespero de Samuel, deseja a guarda da filha que abandonou ainda bebê. A briga vai parar nos tribunais. Então de comédia, vira drama. Mas nunca sem perder força. "Uma Família de Dois" faz refletir sobre a paternidade, amadurecimento, responsabilidade, amor intenso e inconteste. Enfim, mostra que às vezes temos de mudar para sermos felizes e fazer os outros felizes.

Duração: 118min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: