Thursday, June 15, 2017

"A Vida de Uma Mulher" (Une Vie)



Ser mulher nunca foi fácil. Então imagine viver na França no Século XIX, presa a convenções sociais e religiosas? É o que pretende mostrar o diretor Stéphane Brizé em "A Vida de Uma Mulher" (Une Vie), que mostra durantes anos a trajetória de Jeanne (Judith Chemla). Garota abastada e estudiosa, terminou o ensino básico, e voltou para morar com os pais, numa das fazendas da família.

Um dia se apaixona pelo Julien de Lamare (Swann Arlaud) e acaba casando com ele. Fato que vai transformar a sua vida. Ele não é nada fiel e transforma a vida de Jeanne num inferno. A trai com a empregada, com outra nobre. Solitária e grávida, acaba enviuvando - e o padre local enchendo a sua cabeça com bobagens católicas sobre pecados e inferno. O filme vai dando saltos no tempo, mostrando o que vai se sucedendo na vida de Jeanne. Como por exemplo o filho Paul, um rapaz irresponsável, e que vai dilapidando a fortuna da família.

As imagens de "A Vida de Uma Mulher" (Une Vie) são opacas. E detalhe: por mais que mostre décadas na vida de Jeanne, ela nunca envelhece, mantendo sempre o ar jovial. Porém, é uma obra que incomoda, mostrando o absurdo de situações que um dia fizeram parte da sociedade.

Duração: 119min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: