Thursday, May 25, 2017

“Real - O Plano Por Trás da História”




Adaptado do livro “3.000 dias no bunker”, do jornalista Guilherme Fiúza, “Real - O Plano Por Trás da História”, dirigido por Rodrigo Bittencourt, foge acertadamente do economês para contar a história da equipe de economistas formada pelo então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso em 1993 para a criação de um plano econômico para derrubar a inflação, que à época chegava aos 50% ao mês.

A trama, claro, teve de utilizar momentos de liberdade fictícia para poder contar aquele momento que se tornaria histórico. E é centrado no economista totalmente liberal Gustavo Franco, professor de economia, antipetista ferrenho e mostrado como um homem sem escrúpulos, que abria mão de um casamento para tentar derrotar a inflação. Ele é vivido por Emílio Orciollo Netto. Sua vida é mostrada em dois tempos, uma naquele ano de 1993, e outro exatamente dez anos depois, quando depôs na CPI do Banestado.

O filme também é cuidadoso ao mostrar os bastidores do governo de Itamar Franco (Bemvindo Sequeira), presidente tampão no lugar de Fernando Collor de Mello, que um ano antes havia sofrido impechment. Em 1994 ele daria lugar a FHC (Norival Rizzo), eleito graças ao sucesso do Plano Real.

“Real - O Plano Por Trás da História” também utiliza alguns personagens fictícios, como a jornalista Valéria Vilela (Cássia Kis), que realiza uma entrevista com Gustavo Franco, a sua assessora Denise (Mariana Lima) e o deputado petista Gonçalves (Juliano Cazarré). Aliás, o trabalho dos atores do filme deve ser ressaltado, pois eles não tentam fazer apenas imitações dos personagens reais, conseguindo dar persolidadade e veracidade aos seus interpretados. O grande destaque acaba mesmo sendo Emílio Orciollo Netto, que mesmo vivendo alguém arrogante e por vezes estúpido, gera empatia por não ter a língua presa, falando o que acha que deve falar, mesmo se machucar alguém. E a obra ainda se mostra atual por alfinetar a onda de roubalheiras que assolam o país.

Duração: 1h35min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: