Thursday, April 13, 2017

"Martírio"



Habitantes originais do Brasil, os índios vivem em condições absurdas nestes mais de 500 anos de existência do país, perdendo seu espaço cada vez mais. O documentário "Martírio", dirigido pelo indigenista francês Vincent Carelli é um soco no estômago. Com quase 160 minutos de duração, reúne imagens assustadoras, depoimentos mais ainda e uma luta que parece não ter fim.

Narrado pelo próprio Carelli numa voz monocórdica, ele narra dezenas de anos sobre a existência dos indígenas Guarani Kaiowá no país. Muitas das cenas mostradas trazem os nativos falando em sua, para nós, incompreensível língua. Carelli, que chegou no Brasil em meados dos anos 1980, começou a filmar uma comunidade indígena em 1988, em Mato Grosso do Sul. Passou anos sem entender o que eles estavam falando. E quando descobriu, viu que era sobre terras, expulsões, invasões. Ruralistas pedem no Congresso, para nosso estarrecimento, a expulsão dos índios de suas próprias terras, e a extinção da Funai!!!!

Os nativos ainda são ameaçados de assassinatos, ataques - destaque para o assassinato do guarani-kaiowá Nízio Gomes, em 2011, em Mato-Grosso do Sul, e a cena final, com eles tentando defender um ataque armado feito por fazendeiros. Um filme violento em todos os sentidos. E que deve ser assistisdo.

Duração: 2h40min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: